Planejamento da ação dentro das disciplinas, currículo e escola

Planejamento da Ação

10/07/2018

Florianópolis, SC / Salvador, BA
 Professoras do Colégio de Aplicação, os pesquisadores do COMUNIC

Com o intuito de fazer com que as professoras do Colégio de Aplicação elaborassem seus planejamentos de uma forma colaborativa na qual os estudantes, do colégio, participassem de forma ativa nesse processo, apresentou-se a proposta de uma técnica chamada Table Top Analysis.

Essa metodologia foi apresentada para as professoras e consiste em criar coletivamente as propostas de intervenção geradas a partir do plano de ação individual das professoras.Demanda uma equipe para a solução coletiva de problemas – Método Task Analysis. Essa equipe (em número equitativo e com representação de gênero), no Conexão Escola Mundo, teria que ser constituída por pesquisadores da universidade, professores e estudantes da escola, para debateram sobre o papel das TIC como problema e como oportunidade para o enfrentamento da questão educativa escolhida, e criar conjuntamente um projeto de intervenção concreto.

Após a apresentação da proposta, nesta reunião, também foram retomadas as fichas elaboradas pelas professoras do Colégio de Aplicação na reunião passada e a partir desta versão preliminar, as tecnologias de informação e comunicação foram incluídas nas propostas de trabalho com os estudantes.