LP5: (Uso e desenvolvimento de) Ferramentas digitais da Educação Hacker

LP5-1

Plataforma Colaborativa para Difusão e Compartilhamento do Conhecimento

Pesquisadores: Vinicius Faria Culmant Ramos, Juary Costa Rocha, Christian Carlos dos Santos Roos, Bruno Santos Gonsalves

Objetivo geral: Pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma colaborativa e de código aberto integrada a aplicativos digitais de gestão, difusão e compartilhamento do conhecimento à partir dos resultados parciais e finais do projeto.

Metodologia: Baseada no processo ágil de desenvolvimento de software, que tem como principais características: gerenciamento de mudanças e desenvolvimento contínuo, iterativo e incremental.

Métodos e Técnicas: Testar concorrentemente à implementação; integrar continuamente; desenvolver de forma iterativa e incremental; compartilhar as diversas visões do sistema; realizar desenvolvimento dirigido a testes; realizar desenvolvimento dirigido a casos de uso; desenvolver em equipe.

Resultado previsto para o projeto:

• Uma plataforma colaborativa, de código aberto e provida de ferramentas de autogestão.

LP5-2

Cartografia das Redes de Mobilização Escolares: redes sociais, midialivrismo e mineração de dados

Pesquisadores: Fábio Goveia, , Rafael Pezzi e Jean Maicon Rickes Medeiros

Objetivo geral: analisar as redes de movimentos em ambientes estudantis a partir de ferramentas de extração, mineração e visualização de dados digitais, com o fim de compartilhar conhecimentos avançados de ciências de dados para a construção de processos participativos que visem a melhoria da educação.

Metodologia: Qualitativo e quantitativo. Projeto de intervenção que busca analisar, junto com professores e estudantes, as dinâmicas digitais das ocupações secundaristas das escolas públicas brasileiras (a partir de 2015), através do uso de softwares de mapeamento de redes de atores no Facebook, Twitter e Youtube. O propósito é de ensinar o uso de ferramentas de mineração de base de dados extraídas das APIs do Twitter e Facebook, bem como permitir a apropriação tecnológica de técnicas de processamento de informação extraídas em bancos de dados educacionais (como os do INEP), quanto também a apropriação cidadã de dados que permitam melhor controle social da educação através dos mecanismos de “vigilância cidadã” dos investimentos educacionais inscritos em dados de Portais de Transparência do Estado.

Resultado previsto para o projeto:

• Criação do ESC, coletivo de experimentação de mineração de dados para a educação.
  • Site do ESC, que servirá de espaço para produção de relatórios, análises e projetos pedagógicos a partir de curtos estudos de conjunturas a partir do processamento de dados digitais.