LP4: Políticas públicas em Educação e institucionalização (da Educação Hacker em Direitos Humanos)

LP4-1

Políticas públicas para uma Educação Hacker

Pesquisadores: Mario Pireddu (LTA/Roma Tre), Chiara Cavarra (LTA/Roma Tre), Andrea Patassini (LTA/RomaTre)

Objetivo geral: Estimular a consciência de serem cidadãos do século XXI através de modelos inovadores que são capazes de ser integrados em sistemas de educação pública para redefinir suas lógicas tradicional de ensino. Desenvolver metodologias de intervenção baseadas na lógica da cultura hacker a ser aplicadas nos processos de aprendizagem na escola. A finalidade é entender de forma activa como a criatividade, a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas relacionados com a cidadania podem caber de forma produtiva em contextos educativos.

Metodologia: Qualitativa. Levantamento de práticas e estudo de experiências inovadoras construídas sobre a lógica hacker: experimentação e avaliação de casos de estudo de ação e intervenção interdisciplinares.

Métodos e Técnicas: Observação e interação durante pesquisa, grupo focal, entrevistas semi-estruturadas, diário de campo.

Resultado previsto para o projeto:

• Referencial de metodologia ativa para o desenvolvimento de competências e consciência do cidadão do século XXI através da educação hacker.

LP4-2

Curricularização de temas estratégicos de Direitos Humanos como Raça, Gênero e Diversidade na Educação Básica

Pesquisadores: Fernanda Lapa (IDDH/Univille); Camila Koch (IDDH) e Daniela Rosendo (IDDH)

Objetivo geral: Estudar, propor e construir de forma participativa e colaborativa com as escolas uma educação em direitos humanos para o currículo da educação básica (ensino fundamental)

Metodologia: Pesquisa qualitativa. Levantamento de boas práticas de educação em direitos humanos para a educação básica. Experimentação e avaliação de metodologias inovadoras para inclusão de temas como raça, diversidade e gênero nas escolas.

Métodos e Técnicas: Observação, Entrevista e Grupo Focal.

Resultado previsto para o projeto:

• Uma proposta de curricularização de educação em direitos humanos para escolas do ensino fundamental I e II.