LP3: Formação de Professores

LP3-1

Formação de Professores: um jeito hacker de ser

Pesquisadores: Nelson de Luca Pretto, Salete de Fátima Noro Cordeiro, Indiana dos Santos Alves de Souza, Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Daniel Silva Pinheiro, Anna Izabel Santos Mariano Muniz e Karina Moreira Menezes

Objetivo geral: Acompanhar e compreender os processos formativos dos professores durante as suas vivências/participação no projeto, suas relações e interrelações com alunos e pesquisadores, suas dinâmicas de apropriação crítica em relação à cultura digital.

Metodologia: Pesquisa qualitativa. Levantamento de práticas envolvendo a cultura contemporânea e tecnologias digitais que fortaleçam e empoderem os professores em seu cotidiano; dinâmicas e processos didáticos metodológicos outros incentivados por práticas abertas propiciadas pelo projeto.

Métodos e Técnicas: Observação e interação durante pesquisa, diário de campo, grupo focal.

Resultado previsto para o projeto:

1. Sistematização dos dados e construção de referencial para formação do “professor com jeito hacker de ser.”

LP3-2

Fortalecendo as Conexões Escola/Cultura Digital na Formação de Professores

Pesquisadores: Marina Bazzo de Espíndola, André Ary Leonel, Salete de Fátima Noro Cordeiro, Indiana dos Santos Alves de Souza, Anna Izabel Santos Mariano Muniz

Objetivo geral: Estudar e propor desdobramentos das ações de intervenção na formação inicial e continuada de professores. Investigar as percepções de licenciandos estagiários e professores supervisores das escolas envolvidas sobre a relação tecnologias/educação/escola e participação democrática na promoção dos direitos humanos. Analisar possíveis estratégias de integração curricular das contribuições do projeto com foco na formação científica e técnica para a promoção dos direitos humanos.

Metodologia: Qualitativa. Elementos de Pesquisa-ação e da Pesquisa Baseada em Design. Identificação de questões mobilizadoras na relação cultura digital, ciência e direitos humanos. Levantamento das percepções dos atores da escola e da universidade envolvidos no projeto (professores, estagiários e alunos da escola) sobre as questões mobilizadoras na relação cultura digital, escola e educação, em especial nas áreas das ciências exatas e da terra. Vivência/residência na escola com os licenciandos para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas na escola integradas às demais ações do projeto.

Métodos e Técnicas: Observação participante, entrevistas, grupos focais. Resultado previsto para o projeto:

• Sistematização de estratégias de integração curricular na formação de professores de metodologias participativas oriundas do projeto e questões mobilizadoras na relação cultura digital, ciência e direitos humanos.