LP2 – 1

Metodologias ativas para o empoderamento de sujeitos na escola da cultura digital

Pesquisadores: Andrea Brandão Lapa, Andreson Lopes Lacerda, Isabel Colucci Coelho, Sabrina Severo da Silva, Ingrid Nicola Souto e Antonio Bartolomé.

Objetivo geral: Estudar, propor e experimentar uma metodologia de intervenção ativista na escola que promova o empoderamento dos cidadãos através de vivências de apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação.

Metodologia: Qualitativa. Levantamento de casos e estudo de experiências inovadoras. Criação de metodologia para a ação/residência da educação hacker. Experimentação e avaliação da metodologia em ciclos consecutivos de ação/residência.

Métodos e Técnicas: Observação participante; entrevistas; grupo focal. Resultado previsto para o projeto:

• Um referencial de metodologia ativa para a educação hacker em direitos humanos.