LP1: Escola Hacker/Educação hacker

LP1 -1

Construindo uma escola com um jeito hacker de ser

Pesquisadores: Nelson De Luca Pretto, Karina Moreira Menezes, Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Felipe Bomfim Sanches dos Reis, Daniel Silva Pinheiro, Carla Azevêdo de Aragão, Bruno Santos Gonsalves, Rafael Pezzi e Karla Brunet.

Objetivo geral: Compreender contribuições e limitações da gestão colaborativa de espaços comuns entre estudantes e professores no contexto da Escola Pública

Metodologia: Qualitativa. Pesquisa-ação com meta de criação de espaço tecnológico coletivo em diálogo com as demandas apontadas pelas escolas e adequadas às particularidades de cada instituição.

Métodos e Técnicas: Projeto de intervenção para diagnóstico situacional, elaborado inicialmente, a partir de grupos focais, período de observação e registro escrito necessários ao levantamento de informações sobre infraestrutura, mapeamento de objetivos e interesses dos participantes, análise dos tempos, currículo e PPP da escola. Definição de períodos de formação continuada integrada com professores, estudantes e demais profissionais da escola. Períodos esses adequados às demandas e interesses sistematizados nos grupos focais e nas observações. Implantação dos espaços tecnológicos coletivos (ETC) com a inserção das práticas fazedoras (cultura maker) e oficinas de produção e criação tecnológica. Aplicação de formulário online sobre a experiência de estudantes e professores.

Resultado previsto para o projeto:

1. Espaços tecnológicos coletivos gestados por estudantes e profissionais da escola;
  2. Produção coletiva e colaborativa de projetos a partir das tecnologias livres;
  3. Análise de desdobramentos do espaço tecnológico coletivo (ETC) no cotidiano na escola;
  4. Análise dos espaços tecnológicos como geradores de interesse para o aluno frequentar a escola e/ou ampliar sua jornada educativa;
  5. Comparação do processo de apropriação de tecnologias no cotidiano das escolas com processos similares que ocorrem nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura de Salvador e Vitória da Conquista (BA);
  6. Sistematização da metodologia de implantação do espaço;
  7. Sistematização de metodologias de gestão colaborativa do espaço.