Quando os monstros afloram

Ao longo do ano de 2018 foram realizadas as seguintes atividades com os 4° anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação. As ações foram planejadas e aplicadas pelas professoras Silvia Maria Martins, Marina Guazzelli e Liliane Alves da Silva.

 

1.Caixa da confiança

Dinâmica da confiança
O principal objetivo desta atividade foi mostrar que precisamos uns dos outros para realizar nossos objetivos e, principalmente, precisamos confiar uns nos outros para sermos verdadeiramente um grupo. A Dinâmica da Confiança baseava-se na formação de um grande círculo em que as crianças seguravam um grande paraquedas

Caixa da confiança
Como primeira proposta para sensibilizar o grupo e possibilitar que estes sentissem que estávamos ali para ouvi-los e ajudá-los, criamos uma “caixa dos sentimentos”. Essa caixa seria uma espécie de desabafo da turma, nela eles poderiam colocar seus bilhetes contando questões que os desagradavam, mas também exemplos bons, que viam acontecer no grupo.

Abertura da caixa
Ao se perceberem um pouco mais enquanto grupo, era hora de abrir as caixas dos sentimentos. Essa abertura aconteceu sem a presença das crianças, pois achamos por bem, evitar situações de constrangimento, e evitar margem para situações de agressões, desconfianças e acusações. Em um dos encontros, nós, professoras dos grupos, e a equipe que nos acompanhou nessas dinâmicas categorizamos os sentimentos entre: bullying, desrespeito, agressões físicas, agressões verbais, xingamentos, crush/ romances, amizade, entre outros.

2. Gráfico dos sentimentos

Com as categorias previamente selecionadas, organizamos um gráfico que denominamos “Gráfico dos sentimentos do grupo”. Neste gráfico as crianças recebiam pedaços de papéis que representavam cada categoria da caixa. Na medida em que eram discutidos tais sentimentos, as crianças colaram em colunas um papel. Assim, na disciplina de Matemática a professora pode explorar a ideia de gráfico.

3.Quando os monstros afloram

Onde vivem os monstros
Como forma de fazer com que cada um percebesse as suas próprias atitudes no grupo selecionamos o filme “Onde Vivem os Monstros”. O filme apresenta um menino que após ter um desentendimento com a mãe e a irmã, foge de casa e na sua imaginação cria uma ilha habitada por monstros que na verdade fazem parte do seu Eu. Após discutirmos o filme e relacionarmos com nossas próprias atitudes os monstros que apareciam na história, as crianças criaram seu próprio monstro. Pensando em que monstro habitaria a sua personalidade. Produziram um pequeno texto e um desenho informando como era esse monstro, suas características físicas e pessoais.


Apresentação Quando os monstros afloram
Após assistir ao filme e conversar sobre sua simbologia, foi proposto às crianças que descrevessem e desenhassem o seu próprio monstro com suas características físicas e emocionais. Cada criança apresentou seu monstro para os colegas da turma. Depois disso, a proposta foi a organização em grupos para a produção escrita de uma história que envolvesse os monstros de cada participante do grupo para ser ensaiada e depois apresentada para as turmas de 4º ano. A finalização dessa sequência foi a apresentação de todas as histórias produzidas para as três turmas de 4º ano no auditório do colégio. A etapa subsequente à apresentação foi o retorno para a sala com as fotos que as próprias crianças haviam registrados das apresentações. Esse trabalho consistia em selecionar algumas fotos e a partir delas, registrar de outra forma a história encenada. Neste trabalho, realizado novamente em grupos, as crianças precisaram ouvir, acolher, se colocar e discutir as variadas ideias que apareciam com o objetivo de finalizar um trabalho.