1. Integração universidade-escola.
Aproximação entre o grupo de pesquisa e os professores da escola para a formação da comunidade de pesquisadores. Introdução às temáticas que envolvem a pesquisa, com a problematização no grupo das articulações entre direitos humanos e a integração das tecnologias na cultura digital.

2. Identificação de desafios do contexto educativo.
Levantamento das demandas da escola, através de metodologias colaborativas (e.g. “fios soltos”). Criação de mapas conceituais para sistematizar os temas/problemas que foram identificados para cada contexto/turma.

3. Seleção e aprofundamento do problema educativo a ser trabalhado no ciclo.
A partir da escolha de um desafio/problema da etapa anterior, detalhar e caracterizar o problema educativo através da metodologia denominada “árvore” (aplicada pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos/IDDH, parceiro do projeto), que descreve na copa e raízes possíveis efeitos e causas, respectivamente.

4. Criação coletiva de projetos de ação.
Elaboração de propostas de intervenção por meio da técnica Table Top Analysis, que requer uma equipe para a solução coletiva de problemas – Método Task Analysis (KIRWAN; AINSWORTH, 2005). A metodologia consiste em uma equipe (em número equitativo e com representação de gênero) de pesquisadores da universidade, professores e estudantes da turma e da escola. Este coletivo parte da proposta inicial do plano de ação do professor, reflete sobre o papel das TIC como problema e como oportunidade para o enfrentamento da questão educativa escolhida, e cria conjuntamente um projeto de intervenção concreto.

5. Detalhamento do planejamento das ações educativas para a execução do projeto criado na etapa anterior.
A partir do projeto de intervenção definido na etapa anterior, os professores universitários e pesquisadores focam no planejamento das aulas, atividades e recursos, detalhando o passo a passo para a implementação da intervenção educativa

6. Desenvolvimento das ações na sala de aula.
Um momento em que os integrantes do grupo de pesquisa e os professores da escola realizaram as ações planejadas nas etapas anteriores na escola.

7. Análise, avaliação e replanejamento.
Após a execução do projeto, reflexão e análise da experiência pelo coletivo universidade-escola para iniciar novo ciclo de intervenção.