Seminário Intermediário 2019

Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo

Fonte: Acervo do Projeto Conexão Escola-Mundo, 2019.

O Seminário Intermediário Conexão Escola-Mundo ocorreu em 24 a 28 de Setembro de 2019 no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador.

Esse seminário teve o objetivo de apresentar relatos de pesquisadores, professores e ativistas acerca do tema cultura digital, que envolve direitos humanos, cultura hacker e formação de professores.

O problema principal que foi tratado gira em torno da expansão da internet, das redes e dispositivos digitais que proporcionaram e potencializaram tanto práticas colaborativas a partir da cultura digital, quanto contribuíram para o aumento da intolerância, dos discursos de ódio e da violência.

Durante quase uma semana, esta equipe multidisciplinar compartilhou suas bagagens específicas, consolidaram a rede de investigação inter-estadual e internacional formada para a sua execução e integração ações das distintas linhas de pesquisa do projeto

O Seminário Intermediário teve por objetivo promover no CEEP Isaías Alves (escola que integra o projeto), uma rede de investigadores formada para a pesquisa afim de alinhar o marco teórico do projeto e avaliar o percurso até esse momento intermediário da pesquisa.

O seminário estimula aprofundar o debate em torno da construção coletiva de paradigmas outros para a educação, visando a formação de cidadãos para os direitos humanos com uma imersão plena na cultura digital, em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa, características estruturante da cultura hacker.

Primeiro Dia

24 de Setembro de 2019 – Terça-feira

Título da Oficina: Introdução a Análise de Dados com o Atlas.TI
Pesquisador: Leonardo Nascimento – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Local: Laboratório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Conferência de Abertura: Como provocar estudantes para o uso criativo das TIC?
Conferencista: Mariona Grané – Universitade de Barcelona
Local: Auditório I da Faculdade de Educação da Bahia – UFBA

ddd Segundo Dia

25 de Setembro de 2019 – Quarta-feira

09h00 às 10h00 – Abertura

10h00 às 12h00 – Título da Mesa: O Projeto Conexão Escola-Mundo: perspectivas teórico-práticas
Pesquisadores: Nelson Pretto (Universidade Federal da Bahia) e Andrea Lapa (Universidade Federal de Santa Catarina)
Local: Sala 22 do CEEP Isaías Alves

14h00 às 18h00 – Título da Mesa: Experiências das ações do projeto escola-mundo na escola
Pesquisadores: Integrantes dos Grupos de Pesquisa GEC (UFBA), COMUNIC (UFSC), EcoArte (UFBA), LMI/IRE (UB), LABIC (UFES), CTA (UFRGS, IDDH (Univille) e LTA (Roma-Tree). Local: Sala 22 do CEEP Isaías Alves

Terceiro Dia

26 de Setembro de 2019 – Quinta-feira

09h00 às 12h00 – Título da Mesa: Compartilhando os Projetos de Pesquisa
Pesquisadores: Integrantes do GEC (UFBA), CEEP Isaías Alves (Bahia), COMUNIC (UFSC) e Colégio de Aplicação (Santa Catarina).
Local: Sala 22 do CEEP Isaías Alves

14h00 às 16h00 – Título da Mesa: Desafios da Educação em Direitos Humanos na Escola Hacker
Pesquisadores: Maribel Silva (CEEP Isaías Alves), Natália Figueiroa (CEEP Isaías Alves),  Regina Araújo (CEEP Isaías Alves), Carla Loureiro (Colégio de Aplicação/UFSC) e Thereza Viana (Colégio de Aplicação/UFSC).

Quarto Dia

27 de Setembro de 2019 – Sexta-feira

09h00 às 10h00 – Título da Mesa: Resultados da Avaliação em Processo do Projeto Conexão Escola-Mundo
Pesquisadores: Mariona Grané (Universidade de Barcelona), Marina de Espíndola (UFSC), Rejane Alves (UFBA) e Alexandre Aguado (Universidade de Barcelona/UFSC).

10h00 às 11h00 – Título da Mesa: Articulação da Equipe Multidisciplinar
Pesquisadores: Vinicius Ramos (UFSC), Nelson Pretto (UFBA) e Andrea Lapa (UFSC).
Local: Sala 22 do CEEP Isaías Alves.

14h00 às 18h00 – Título da Mesa: Avaliação do Seminário Intermediário Conexão Escola-mundo e Planejamento das próximas etapas da pesquisa
Integrantes: Nelson Pretto (UFBA) e Andrea Lapa (UFSC).
Quinto Dia

28 de Setembro de 2019 – Sábado

09h00 às 11h00 – Reunião de Integração dos Grupos de Pesquisas Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) e Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC).
Local: Faculdade de Educação da UFBA.