Clube do Livro

O Clube de Leitura surge a partir de rodas de conversa para debater direitos humanos e tecnologias digitais, desencadeado na primeira Semana de Vivências do Projeto Conexão Escola-Mundo. Ele ganha força devido a necessidade percebida por professores e alunos do CEEP Isaías Alves, tanto para fomentar o gosto e hábito da leitura, como para debater e aprofundar temas relativos aos direitos humanos.

O grupo tem se fortalecido a cada encontro, sendo composto por professores, funcionários e alunos da escola. A prática de leitura desencadeia reflexões e debates em torno de questões dos cotidianos dos alunos, que trazem relatos de suas vivências escolares, familiares e em
diversos âmbitos dos quais participam.

Fonte: Acervo do Projeto Conexão Escola-Mundo, 2019.

O grupo esteve envolvido na produção e criação da identidade visual do Clube de Leitura (logo, selo, mascote, símbolo e nome). Estas atividades contam com a ajuda de um designer que é doutorando do grupo de pesquisa GEC. A produção de outros conteúdos como vídeos, fanzines, cordéis, entre outros materiais, também estão previstos e serão planejados e desenvolvidos a partir dos temas discutidos a cada encontro.

O objetivo do Clube não se fecha apenas na leitura e discussão de livros, mas em espaço de interlocução, diálogo, local de fala e participação.
A ambiência criada é para que todos se sintam acolhidos, livres para expressarem suas ideias, opiniões e experiências.

Fonte: Acervo do Projeto Conexão Escola-Mundo, 2019.
Professora Salete Noro (UFBA) e Professora Regina Araújo (CEEPIA)